Bolsonaro pede abertura de processo contra ministros Barroso e Moraes: ‘extrapolam’

Bolsonaro usou as redes sociais para falar sobre pedido que será feito ao presidente do Senado.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais para falar que pedirá a abertura de um processo contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Senado. Bolsonaro fez uma longa postagem no Twitter para falar sobre o assunto.

PUBLICIDADE

O presidente começou dizendo que todos sabem das consequências de uma ruptura institucional. O Brasil conta os poderes Executivo, do qual é o principal nome, Legislativo e Judiciário. Para justificar a decisão de pedir a abertura do processo, Bolsonaro afirmou que os ministros “extrapolam com atos os limites constitucionais”.

Bolsonaro ainda citou a declaração dada por Alexandre de Moraes, quando foi indicado para o Supremo pelo presidente Michel Temer. Moraes afirmou que seria independente, se comprometeu com a Constituição e ser disse devoto às liberdades individuais.

PUBLICIDADE

A decisão de Bolsonaro de pedir abertura de processo ao presidente do Senado, Rogério Pacheco, acontece no dia seguinte à prisão do ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson. O ex-deputado é acusado de integrar uma milícia digital, que ataca a democracia. Moraes foi o autor do pedido.

“Muito bom. Não igual a eles, mas sim dentro das 4 linhas da constituição”, escreveu o deputado Eduardo Bolsonaro. “Presidente, o povo sabe o quanto o senhor tem esforçado para manter a harmonia e independência dos poderes. O fato é, que eles não querem. Por isso, haja o que houver, o povo estará sempre ao seu lado. Tudo pela nossa liberdade”, comentou outro apoiador.