Bolsonaro pretende realizar uma grande reforma nos ministérios do governo federal

Presidente se encontra bastante isolado e a reforma ministerial é para se aproximar novamente do centrão.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que pretende realizar uma reforma ministerial completa em seu governo. De acordo com as informações repassadas pelo próprio Bolsonaro a reforma ministerial deve ocorrer a partir da próxima semana. 

PUBLICIDADE

O presidente se encontra isolado politicamente muito por causa das suas recentes declarações sobre as eleições de 2022. A reforma ministerial é uma ferramenta que será utilizada pelo chefe do Executivo para o aproximar ainda mais do Centrão. Bolsonaro pretende entregar o Ministério da Casa Civil para o senador Ciro Nogueira (PP), o presidente nacional de seu partido, além de ser um dos principais nomes do bloco político.

Estamos trabalhando uma pequena mudança ministerial que deve acontecer na segunda-feira (26)“, declarou Bolsonaro em uma entrevista concedida a rádio Jovem Pan. Manter o apoio do Centrão se mostra imprescindível para o presidente, pois é este bloco político que sustenta a base de apoio do governo federal. Além dos ministros outros cargos também podem sofrer com mudanças realizadas por Bolsonaro, contudo, por enquanto, nada é concreto, a única certeza é a reforma ministerial. 

Alguns nomes do governo federal irão disputar as próximas eleições em 2022, desse modo os mesmos devem deixar os cargos de confiança até o final de 2021 e Bolsonaro pretende antecipar essas saídas. A entrega da pasta da Casa Civil ao senador Ciro se deve ao receio do parlamentar se afastar da base aliada de Bolsonaro, pois o político se mostra cada vez menos interessado em defender o presidente na CPI da Covid.

O presidente entende que seus aliados políticos estão escassos e que é preciso fortalecer laços o quanto antes principalmente com o Senado Federal por conta da CPI da Covid.

PUBLICIDADE