Adolescente cuida dos irmãos mais novos após morte do pai por Covid-19: ‘ele me pediu’

Enderson perdeu o pai para a Covid-19 e agora cuida dos irmãos para a mãe trabalhar.

PUBLICIDADE

A Covid-19 já matou mais de 515 mil brasileiros. Mais do que números, há muitas histórias por trás de tudo isso. Uma delas envolve o adolescente Enderson, de apenas 16 anos. Em janeiro, seu pai, Ederson Silva, morreu em decorrência da doença causada pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Ederson deixou a esposa e três filhos. Com a morte do pai, Enderson tornou-se o homem da casa. Seus irmãos, Peterson e Mason são mais novos, com 12 e 4 anos de idade, respectivamente. Antes da morte, o pai conversou com o filho mais velho e fez um pedido.

“Antes dele morrer, ele me pediu para cuidar da minha mãe”, disse o adolescente (de blusa laranja na foto abaixo) em entrevista ao programa Profissão Repórter, da Globo, exibido nesta terça-feira (29). Gislaine Silva, a viúva, era dona de casa. Após a morte do marido, ele teve que sair para trabalhar.

PUBLICIDADE

A mulher está trabalhando em uma operadora de telemarketing, com salário de R$ 900 por mês. Além do marido, Gislaine (foto abaixo) também perdeu o pai para a Covid-19. Com a mãe fora de casa, trabalhando, Enderson cuida dos irmãos mais novos. Os três pararam de estudar por causa da pandemia e ficam em casa o dia todo.

O jovem de 16 anos pretende seguir os caminhos do pai como cabeleireiro. Ederson trabalhava no salão improvisado em casa e também fazia bicos como motorista de aplicativo, eletricista e pedreiro.

Esta é uma das muitas histórias tristes de famílias que tiveram as vidas mudadas por causa da Covid-19. O Brasil é o segundo país do mundo em números de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos.