Aracnoidite torácica: o que é, como surge, sintomas e tratamento da doença que causou a morte da atriz Mabel Calzolari

Conheça melhor os detalhes sobre a doença que tirou a vida de forma tão precoce da jovem atriz.

PUBLICIDADE

A morte da atriz Mabel Calzolari, aos 21 anos de idade, causou grande comoção nas redes sociais. A famosa morreu nesta última terça-feira, 23 de junho, vítima de uma doença rara chamada aracnoidite torácica. Ela foi submetida a vários procedimentos cirúrgicos para poder tentar reverter o quadro da enfermidade e chegou a tranquilizar os seguidores no mês de março após ter passado por mais uma cirurgia.

PUBLICIDADE

A morte precoce de uma pessoa tão jovem por uma doença rara chamou a atenção dos usuários da web e muitos sequer conheciam a enfermidade. Para esclarecer mais sobre a aracnoidite torácica esse artigo vai explicar o que é a doença rara que tirou a vida da atriz Mabel Calzolari.

O que é aracnoidite torácica, como surge, sintomas e tratamento

Mabel desenvolveu a doença após ter sido submetida a uma cirurgia na cesariana do seu filho. Monique Curi, youtuber amiga da atriz, revelou que ela sofreu parada cardiorrespiratória e não resistiu. A aracnoidite é uma inflamação que ocorre em uma membrana fina que envolve o sistema nervoso central que se chama aracnoide.

Essa membrana tem a função de isolar o sistema nervoso do sangue e de outras partes do corpo para que possa se manter o máximo possível preservado. A aracnoidite pode se localizar na coluna cervical, torácica, lombar e crânio. Quando a aracnoidite acaba se inflamando, o problema é algo complicado de tratar, pois os medicamentos não atuam muito bem nessa região.

A doença pode aparecer quando um vírus ou bactéria acaba entrando nessa membrana. Na verdade é uma reação anormal do corpo a um elemento estranho que não deveria estar naquele local e que começa a produzir inflamações e cicatrizes.

PUBLICIDADE

As cicatrizes podem provocar a obstrução da circulação do sangue no corpo, comprimindo a medula, nervos, causando a sensação de fraqueza e paralisia. A aracnoidite torácica pode levar a pessoa a paraplegia ou tetraplegia. O principal sintoma é a dor que pode ficar concentrada no local da inflamação ou atingir outras regiões como pernas, pés e nádegas.

A doença rara tem tratamento e o paciente pode se curar ou controlar os sintomas evitando um agravamento da situação. A verdade é que de acordo com especialistas, a morte pela enfermidade é algo raro. O alívio dos sintomas é feito usando remédios para o alívio da dor e controle do processo inflamatório. Também existe a opção de um tratamento chamado estimulação modular.

Com o tratamento, muitos pacientes conseguem até mesmo parar com as medicações ao longo do tempo. No entanto, algumas pessoas precisam de medicação a vida toda. Já no casos mais graves, como o da atriz em que há perda da força é necessário recorrer a cirurgia para tentar manter o controle da enfermidade. O procedimento cirúrgico visa retirar as cicatrizes formadas.