Autoridades expõem toda verdade do caso da mulher que disse ter dado à luz dez bebês; destino dela impacta

Gosiame chegou a ser dada como desaparecida pelo marido, e posteriormente foi encontrada.

PUBLICIDADE

O caso de Gosiame Thamara Sithole agitou o início de junho e percorreu os quatro cantos do mundo. Após uma história revelada pelo jornal sul-africano Pretoria News, a mulher de 37 anos foi apontada como responsável por dar à luz 10 bebês de uma só, situação esta que entraria para o Guinness Book.

PUBLICIDADE

Contudo, apesar da grande movimentação no país, em prol de doações para ajudar o casal, as provas da veracidade do nascimento das crianças não vieram à tona. O cenário de falta de evidências e mistérios que pairaram no ar, culminaram em uma forte desconfiança. 

Nesta semana, as autoridades sul-africanas chegaram a constatação de que o relato de Gosiame Sithole sobre o nascimento das dez crianças é falso. Nenhuma unidade hospitalar da província de Gauteng registrou o nascimento dos bebês. Além disso, exames médicos distanciaram a possiblidade de que ela tenha ficado grávida recentemente. 

Diante de toda a situação, Gosiame, que foi detida em uma casa de um familiar, após ficar dias desaparecida, foi levada para depor à polícia, e na sequência transferida para um hospital psiquiátrico, onde está sob a custódia da Justiça. 

Na nota emitida, o governo de Gauteng não aponta as razões que a mulher de 37 anos teve para inventar a história que teve repercussão mundial em larga escala. 

PUBLICIDADE

Correu o mundo

Tudo foi intensificado após um relato dela ao jornal Pretoria News ser publicado. O periódico disse ter entrevistado Gosiame semanas antes e publicou matérias informando o suposto nascimento das dez crianças – sete meninos e três meninas – ocorrido no dia 7 de junho, no Hospital Universitário Steve Biko. 

Quando a história veio à tona, com chances de entrar para o Livro dos Recordes, diversas pessoas se comoveram e uma campanha para angariar donativos foi iniciada, chegando a arrecadar milhões em quantia financeiras e artigos para ajudar o casal.