Randolfe Rodrigues quer convocar Bolsonaro para depor na CPI da Covid e clima pega fogo

Senador quer que presidente da República deponha na CPI que apura ações e omissões do Governo Federal na pandemia.

PUBLICIDADE

A CPI da Covid-19 continua no Senado Federal e tem gerado inúmeros debates e embates entre os políticos e outras autoridades intimadas para depor. O relator da CPI é o senador Renan Calheiros (MDB-AL), ‘inimigo’ do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

PUBLICIDADE

A Comissão Parlamentar de Inquérito já convocou nomes como o ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, e promete mais emoções nos próximos dias. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quer que Bolsonaro preste depoimento na CPI.

Nesta quarta-feira (26), os senadores fizeram uma reunião secreta para definir os rumos das investigações e decidiram convocar alguns governadores, como os de Santa Catarina e Amazonas, para depor. Randolfe protocolou requerimento para convocar Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro é um crítico da CPI e já mandou recado para Randolfe e para Renan Calheiros. Bolsonaro ameaça, inclusive, impedir medidas restritivas nos estados via decreto. O presidente também estaria disposto a colocar o Exército na rua para que sua decisão fosse cumprida.

A CPI vem elevando a audiência da TV Senado e das emissoras de notícias da TV fechada que a transmitem. Se Bolsonaro for mesmo depor, a audiência deve crescer ainda mais. O presidente não correria o risco de ser preso, como Pazuello correu, e poderia rebater Renan Calheiros. A decisão deve sair nas próximas horas.  A CPI investiga ações e omissões do governo federal durante a pandemia iniciada em março do ano passado. O tema vacinas tem sido muito debatido.

PUBLICIDADE