Pesquisa aponta que mais de 40% dos moradores de São Paulo já tiveram contato com a Covid-19

Pesquisa aponta que no mês de janeiro índice era igual a 30% e teve drástico aumento no mês de abril.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada na capital paulista constatou que 42% da população de adultos de São Paulo já tiveram contato com o coronavírus. Os dados foram apresentados pela 6ª fase do SoroEpi MSP – Inquéritos Soroepidemiológicos Seriados. A pesquisa apresentou que no mês de janeiro o total de moradores que naquela época já passaram por algum contato com o coronavírus era de 30% e o índice aumentou para 42% no mês de abril. Vale ressaltar que o mês de abril foi o pior mês da pandemia em São Paulo.

PUBLICIDADE

Em números, esses índices demonstrados representa que de janeiro a abril um total de mais de 1 milhão de pessoas foram infectadas pelo coronavírus em São Paulo. Atualmente, a mesma pesquisa indica que o total de infectados pela Covid-19 em São Paulo já ultrapassou os 3,5 milhões. É preciso ressaltar que a pesquisa abrange todas as pessoas, desse modo entra na contagem aquelas que desenvolveram o sintoma ou apenas tiveram contato com o vírus, os assintomáticos.

O estudo realizado é particular e elaborado por um grupo de cientistas, médicos e profissionais da saúde ligados ao Grupo Fleury, ao Instituto Semeia e ao movimento Todos pela Saúde. Outro importante dado revelado pela pesquisa é que nas áreas nobres da cidade o aparecimento da doença é menor no que nos bairros considerados mais pobres, pois nesses bairros periféricos as condições de higiene se mostram precárias.

A Prefeitura de São Paulo já havia confirmado que nas áreas mais pobres a ocorrência da Covid-19 se mostra maior. Outros aspectos analisados foram alguns índices sociais, vale destacar que a pesquisa demonstrou que aquelas pessoas que possuem o ensino superior completo foram menos infectados que aquelas que não terminaram os seus estudos.

Outro dado que também demonstra a disparidade social e racial é que as pessoas autodeclaradas negras também foram mais infectadas do que as pessoas brancas.

PUBLICIDADE