Israel e Palestina entram em acordo e dão início a uma trégua nos conflitos na Faixa de Gaza

Com mediação do Egito, Israel e Palestina entram em acordo incondicional e bilateral de cessar-fogo em Gaza.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (20), Israel e Palestina firmaram um acordo de cessar-fogo na região de Gaza. O acerto entre os inimigos históricos passa a vigorar a partir das 2h desta sexta-feira (21) do horário local, por volta de 20h desta quinta-feira no horário de Brasília.

PUBLICIDADE

O cessar-fogo deverá ser mútuo e simultâneo, segundo o Hamas. Já o Gabinete de Segurança de Israel afirmou, em um comunicado, que a ala política enfatiza que a continuação da campanha deverá ser determinada pela “realidade concreta”.

De acordo com a nota emitida pelo governo de Israel, o Gabinete de Segurança se reuniu e optou por aceitar as recomendações de um cessar-fogo incondicional e bilateral a ser iniciado na data mencionada.

Após uma noite de bombardeios em Gaza e através de uma mediação realizada pelo Egito, país vizinho a Israel e a Faixa de Gaza, os esforços diplomáticos foram redobrados em prol do encerramento dos conflitos bélicos entre o governo israelense e o Hamas.

Autoridades internacionais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a conversar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pedindo pelo fim da escalada bélica na região, porém, o líder de Israel se mostrou firme na decisão de manter as operações militares em Gaza.

PUBLICIDADE

Em contrapartida, nesta quarta-feira, uma autoridade do Hamas afirmou esperar que um acordo fosse firmado em até dois dias para colocar um fim à violência na fronteira.

Já  a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou apoio, nesta quinta-feira, a uma manutenção de contatos indiretos com o Hamas, grupo classificado pela União Europeia como terrorista. Tais contatos seriam fundamentais e indispensáveis para o cessar-fogo.