Vídeo: jovem migrante chora ao chegar em Ceuta, amarrado a garrafas plásticas para flutuar

Ao chegar na praia, o jovem foi abordado por soldados do enclave espanhol e foi contido ao tentar correr.

PUBLICIDADE

Chamou a atenção do mundo a chegada de um garoto migrante marroquino ao enclave espanhol de Ceuta, nesta quarta-feira (19), pelo mar, utilizando garrafas de plástico presas ao corpo para flutuar ao atravessar a fronteira entre Espanha e Marrocos.

PUBLICIDADE

Ao chegar na praia, soldados espanhóis conversaram com o jovem que, ainda na água, parece muito emocionado por conta da travessia. Ceuta é um pedaço da Espanha, localizado no continente africano e cercado pelo território marroquino – à beira do Mar Mediterrâneo.

Após ser abordado pelos soldados, o garoto ainda tenta correr pela praia de El Tarajal para escalar uma parede de pedras, porém, é impedido pelos militares. O local enfrenta uma crise por conta de migrantes que tentam entrar em seu território atravessando o Mar Mediterrâneo.

De acordo com autoridades espanholas, dois terços dos cerca de 8 mil migrantes que alcançaram o enclave já foram expulsos. Dentre eles, crianças de até 7 anos, completamente desacompanhadas.

Embora a jornada para entrar no território espanhol seja árdua e perigosa, muitos dos que foram expulsos, após serem pegos tentando entrar em Ceuta, afirmam que tentarão realizar a travessia novamente.

PUBLICIDADE

Ceuta se tornou uma grande atração para os refugiados, que veem no local um acesso rápido para entrar na Europa. Porém, apesar do grande número de migrantes nas últimas semanas, as tentativas de entrar ilegalmente na região diminuíram muito depois que a circulação de pessoas na fronteira passou a ser reprimida por autoridades marroquinas.