Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 após mãe ser vacinada durante gestação: ‘uma dose de esperança’

Caso foi registrado em cidade de Santa Catarina e emocionou familiares, médicos e moradores.

PUBLICIDADE

Em meio a um cenário de notícias ruins e alerta por conta da pandemia do coronavírus, uma família de Tubarão, em Santa Catarina, vivenciou uma experiência especial e que trouxe muita esperança. Nascido há apenas 40 dias, o pequeno Enrico já está imune à Covid-19. Isto porque, a mãe dele, Talita Menegali, que atua na linha de frente, foi vacinada com duas doses da vacina contra a doença durante a gestação, o que fez o bebê desenvolver anticorpos.

PUBLICIDADE

Segundo Talita, ela recebeu a primeira dose do imunizante quando estava com 34 semanas, após uma conversa com seu obstetra. Na oportunidade, o especialista afirmou que a vacina só traria benefícios a paciente.

Após o nascimento de Enrico, os médicos que acompanhavam Talita coletaram amostras de sangue e efetuaram um teste de anticorpo neutralizante. Menos de uma semana depois, o resultado apontou positivo para a imunidade, levando alívio e um sentimento especial para todos os familiares. 

“Ficamos felizes e emocionados com a imunização dele e que sirva de incentivo à outras gestantes. Uma dose de esperança a todos!”, disse Talita, que tem uma outra filha de 6 anos de idade. 

Para o pai do bebê, Murilo Côrrea, a imunização do filho surge como uma esperança dobrada. Ele ainda comemora o fato dos familiares poderem ver, pegar e abraçar o novo integrante da família, ações que durante a pandemia ficam impossibilitadas sem a proteção da vacina. 

PUBLICIDADE

Incentivo

Segundo o médico infectologista, Renato Kfouri, o caso de imunização de Enrico deve servir como uma forma de incentivar as grávidas tomar as doses da vacina, fazendo com que os filhos já nasçam protegidos de uma possível infecção pelo coronavírus. 

A mãe do menino não sabe até quando o filho ficará imune à Covid-19, mas seguirá realizando novos exames periódicos para atestar que o filho permanece imunizado.