O que é metástase nos ossos, estágio da doença que tirou a vida de Bruno Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morreu na manhã deste domingo aos 41 anos.

PUBLICIDADE

Morreu às 8h20 da manhã deste domingo (16), Bruno Covas (PSDB), prefeito da cidade de São Paulo aos 41 anos de idade. O anúncio oficial foi feito pela prefeitura da cidade em uma nota. Ele lutava há cerca de dois anos contra um câncer no sistema digestivo e desenvolveu metástase nos ossos e no fígado.

PUBLICIDADE

O câncer em estágio avançado pode significar diferentes tipos para referências distintas. De acordo com um texto baseado na America Cancer Society é possível entender melhor que o câncer em estágio avançado é o que não pode mais ser curado e que pode também evoluir para o metastático.

Quando a doença começa a se espalhar em diversas partes do corpo humano é classificada como metástase, e ela pode acontecer em regiões específicas.

Um desses estágios é conhecido como a metástase óssea, ou seja, a doença atinge os ossos, como aconteceu com o prefeito Bruno Covas. Elas podem acontecer em qualquer osso do corpo humano, porém acontecem mais comumente nos ossos que ficam próximos do eixo central ósseo.

PUBLICIDADE

É muito comum encontrar a metástase óssea na coluna vertebral, como também no quadril, mais precisamente na pelve, no fêmur, maior osso do corpo humano, no úmero que fica no braço, nas costelas e também no crânio.

Depois que a doença se dissemina para os ossos e para outros locais do corpo humano, dificilmente é possível encontrar uma cura, porém há a possibilidade de tratamento para reduzir o avanço e o estágio da doença, bem como retardar o crescimento. A medicina informa que essa cura não é possível, mas mesmo assim o tratamento é feito e pode aumentar a sobrevida do paciente.