Jair Bolsonaro faz alerta importante ao Brasil: ‘problema sério pela frente’

Bolsonaro fala sobre possível problema no fornecimento de energia elétrica no país devido à seca.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) costuma manter um diálogo franco com seus apoiadores que se aglomeram em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo. Na segunda-feira, Bolsonaro falou sobre possível problema no fornecimento de eletricidade.

PUBLICIDADE

Segundo Bolsonaro, o país pode ter um “problema sério pela frente” e “vai ter dor de cabeça”. O presidente fazia referência a possível seca. O Brasil vive a maior crise hidrológica de sua história, segundo falou o presidente aos seus apoiadores.

O governo federal começou a agir devido à grave seca nos locais onde estão as maiores usinas hidrelétricas do país. A primeira ação foi acionar todas as usinas termelétricas disponíveis para garantir que não falte energia no país. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

O governo federal também vai exportar energia elétrica de Uruguai e Argentina para suprir as necessidades do Brasil. Os blecautes de energia foram comuns no fim dos anos 1990, no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Falta de energia pode atrapalhar Bolsonaro em 2022

PUBLICIDADE

Uma possível crise elétrica há pouco mais de um ano das eleições de 2022 pode afetar a popularidade e a chance de reeleição de Bolsonaro. As pesquisas divulgadas até o momento mostram que ele deve disputar o segundo turno, provavelmente, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista voltou a ficar elegível após decisão do Supremo Tribunal de Federal (STF) que anulou as condenações da Lava Jato na 11ª Vara de Curitiba.