Conheça a doença incurável que faz com que os dedos das mãos e dos pés fiquem azuis

A mudança da coloração da pele é uma resposta exagerada do corpo a uma determinada situação.

PUBLICIDADE

Uma condição extremamente rara é responsável por causar a mudança da cor dos dedos das mãos e dos pés para branco ou azul. A síndrome de Raynaud é causada pela redução temporária de irrigação de sangue nas extremidades do corpo e é descrita como uma reação exagerada do organismo frente a estímulos de frio.

PUBLICIDADE

O nome vem do profissional que a descobriu, o médico francês Auguste Gabriel Maurice Raynaud. A mudança de cor ocorre por conta de uma reação do corpo ao frio, reduzindo a irrigação de pontos mais distantes do coração, ou seja, as extremidades, em uma tentativa exagerada de manter o calor corporal.

A manifestação da síndrome dura, geralmente, cerca de 15 minutos, porém, em determinados casos, pode vir a durar várias horas. A coloração da pele volta ao normal quando as artérias relaxam e o corpo cessa a reação.

Por muitas vezes as manifestações podem ser dolorosas, porém, em sua grande maioria, o portador da síndrome sente apenas um formigamento na área afetada.

Embora os especialistas não conheçam uma explicação concreta para tamanho exagero na reação do corpo ao frio, já existe um consenso no meio médico de que não há cura para o fenômeno.

PUBLICIDADE

Apesar de, a princípio, os portadores da doença não sofrerem grandes mudanças em sua qualidade de vida, é preciso estar atento. Em casos raros e extremos, é possível que a redução do fluxo sanguíneo apresente tamanha intensidade que seja capaz de causar danos, como ulceras e até mesmo a necrose de tecidos, que, neste caso, deverão ser removidos cirurgicamente.