Avião com carga de 60 toneladas sai da pista durante pouso no Aeroporto de Guarulhos

Aeronave carregava carga de cerca de 60 toneladas, pertencente ao Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Moradores do município de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, acordaram com a notícia de um incidente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta terça-feira (11). Um avião cargueiro acabou saindo da pista durante o pouso, ocorrido nesta madrugada. Felizmente, apesar do susto, ninguém saiu ferido.

PUBLICIDADE

A aeronave transportava uma carga de cerca de 60 toneladas pertencentes ao Ministério da Saúde, sendo que grande parte desta carga era composta de equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.

O incidente ocorreu próximo das 5h da manhã desta terça-feira (11). Durante o pouso, o cargueiro Antonov 124 não conseguiu se manter na pista e acabou invadindo o gramado do terminal aéreo do aeroporto. O avião vinha de Miami, nos Estados Unidos.

A concessionária responsável pela administração do aeroporto, a GRU Airport, afirmou que um trator auxiliou na remoção da aeronave do gramado. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, assumiu o caso e investiga as possíveis causas do incidente.

Outro caso no estado de São Paulo

O incidente relembra o fatídico 17 de julho de 2007, quando uma aeronave da TAM não conseguiu parar na pista do Aeroporto de Congonhas e avançou sobre a Avenida Washington Luís, atingindo em cheio um prédio da mesma companhia aérea.

PUBLICIDADE

Diferente do caso desta terça-feira (11), o incidente com o avião da TAM teve vítimas fatais. Todas as 187 pessoas que estavam embarcadas no avião e outras 12 que estavam em terra morreram.