Primeiro estágio de foguete chinês pode atingir os EUA; Departamento de Defesa americano fica em alerta

Lançamento do foguete ocorreu em 29 de abril, e detritos do primeiro estágio estão a caminho da Terra.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (5), o jornal China Global Times informou que destroços do foguete chinês Long March 5B devem cair em território dos EUA, no próximo sábado (8). Os restos que podem vir a atingir o território americano compõem o primeiro estágio do foguete, que, ao todo, possui cerca de 30 metros de cumprimento, sendo 5 de largura, e cerca de 187 toneladas.

PUBLICIDADE

A decolagem ocorreu da ilha da Hainan, sul da China, no dia 29 de abril. O objetivo do Long March 5B é colocar em órbita o que se tornará um alojamento para três tripulantes, o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa Tiangong.

Segundo o Aerospace, site de geolocalização espacial americano, o possível momento em que os destroços chegarão à Terra será no sábado (8), às 23h34, atingindo o oeste dos EUA. Quanto ao local exato da queda, ainda não é possível afirmar.

De acordo com Wang Yanan, editor-chefe da Aerospace Knowledge, grande parte dos destroços será queimado assim que entrar na atmosfera terrestre, restando apenas uma pequena quantidade que, possivelmente, pode atingir o chão. Além disso, Yanan ainda esclareceu que muito provavelmente o pouso dos detritos ocorrerá longe de atividades humanas

Além disso, o jornal ainda afirmou que toda a trajetória do foguete está sendo cuidadosamente observada pela rede de monitoramento espacial da China, que está pronta para adotar medidas que evitem possíveis danos aos navios que passam pela região onde os destroços podem cair

PUBLICIDADE

Em relação ao posicionamento dos americanos sobre o caso, o Departamento de Defesa dos EUA disse à agência de notícias Reuters que “todos os destroços podem ser ameaças em potencial”.