Governo de São Paulo é denunciado por restringir água em presídios

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos divulgou um relatório com todas irregularidades encontradas.

PUBLICIDADE

No dia 21 de abril um relatório foi realizado pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O documento em questão denunciou o governo de São Paulo para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. De acordo com o relatório, o governo paulista está violando diversos dispositivos dos direitos humanos, nos presídios do estado.

PUBLICIDADE

O documento foi elaborado a partir de diversas visitas feitas nas unidades carcerárias de São Paulo para verificar a qualidade dos presídios durante a pandemia de Covid-19. O relatório informa que no estado há um total de 178 unidades prisionais, sendo que a maioria delas se encontra superlotadas. Contudo, o documento traz uma informação alarmante,  cerca de 70,8% dos presídios do estado realizam racionamento de água.

Outro grave problema encontrado nas unidades carcerárias é a falta de higiene e a falta de mínimas condições de saúde. Segundo o Ministério da Justiça, os presidiários possuem cerca de 6 vezes mais chances de morrer que uma pessoa que se encontra livre e 30 vezes mais chances de adquirir tuberculose, uma grave doença respiratória.

O documento ainda afirmou que a pandemia de Covid-19 agravou as péssimas condições que normalmente já são encontradas nas penitenciárias de São Paulo.

Em contrapartida, a Secretaria de Administração Penitenciária declarou que todas as informações contidas no relatório são inverídicas. A Secretaria informou que não há nenhum tipo de racionamento de água, contudo, é solicitado aos detentos que não haja desperdício do insumo.

PUBLICIDADE

Outra questão debatida pelo documento é a suspensão de visita de familiares aos detentos, contudo, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que a medida foi adotada para que não haja o aumento de número de casos de Covid-19 nos presídios de São Paulo.