in

Suzane Von Richthofen presta o Enem e consegue nota suficiente para concorrer a vagas no ensino superior

Presa, Suzane prestou o Enem e foi bem sucedida, agora pode concorrer a vagas em universidades.

O Globo
Publicidade

Uma das presas mais conhecidas do Brasil, Suzane Von Richthofen foi condenada a 39 anos de prisão pela morte dos próprios pais. Encarcerada, a jovem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota suficiente para concorrer a uma vaga em uma universidade.

Atualmente, Suzane cumpre sua pena em regime semiaberto na P1 de Tremembé, em São Paulo, e está entre o seleto grupo de 263 internos de presídio do Vale do Paraíba que conseguiram alcançar a nota mínima para, diretamente nas faculdades ou via programas de incentivo estudantil do governo federal, concorrerem a uma vaga para cursar o ensino superior.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, embora tenha obtido exito no exame, até o momento Suzane ainda não demonstrou interesse em participar de qualquer seletiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já não seria mais possível conseguir uma vaga, uma vez que o prazo para as inscrições encerraram no dia 23 de abril. Todavia, ela ainda pode vir a participar de outros programas que ofereçam vagas utilizando a nota do Enem, como o Prouni e o Fies.

Suzane cumpre sua pena desde o ano de 2004, na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier e obteve a progressão para o semiaberto em outubro de 2015. Desde então, a mesma tem tido o benefício das saídas temporárias, além de ter a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar, de acordo com autorização da Justiça.

O portal de notícias G1 tentou entrar em contato com a defesa de Suzane em busca de respostas a cerca de seus planos, porém, não obteve resposta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.