Brasil ultrapassa 400 mil mortes e inverno acende alerta geral: ‘tragédia anunciada’

Caos provocado pela pandemia de Covid-19 alcança patamar inacreditável e mudança de estação preocupa cientistas.

PUBLICIDADE

O Brasil chegou a uma triste marca história. Foram registrados, desde o começo da pandemia de Covid-19 mais de 400 mil mortos pela doença provocada pelo novo coronavírus. O número exato é de 400.021 pessoas que perderam a vida, segundo o consórcio de veículos de imprensa do Brasil. 

PUBLICIDADE

A falta de vacinas e o surgimento de novas cepas do vírus tem ajudado a aumentar a quantidade de óbitos por Covid, segundo cientistas. Outro indicador é de que uma em cada cinco mortes notificadas no Brasil desde março foi causada pela doença pandêmica. Quem calculou o índice foi a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Outro risco que preocupa os profissionais de saúde e os brasileiros é a chegada de mais um inverno, que, tradicionalmente, ocorre o aumento de doenças respiratórias. 

Inverno pode aumentar ritmo de óbitos por Covid

Pela internet, muitos brasileiros ficaram preocupados com a notícia do aumento de mortes durante o inverno. Alguns chamaram a chegada da nova estação de “tragédia anunciada“.

PUBLICIDADE

O epidemiologista da USP, Eliseu Alves, acredita que o novo desafio do Brasil será nas próximas semanas, com a aproximação do inverno no Brasil.

“Como não tomamos medidas mais radicais para diminuir a circulação do vírus, pode ser que ela seja mantida em um patamar muito alto”, declarou o pesquisador.

Outra preocupação dos profissionais de saúde são as sequelas do vírus, que podem prejudicar o trato respiratório dos pacientes. A saúde plena nunca foi tão importante quanto agora.