Jair Bolsonaro põe a boca no trombone e não perdoa ministros do STF: ‘estão fazendo’

Presidente criticou decisão do Supremo que deu a prefeitos e governadores direito de tomarem medidas contra a Covid.

PUBLICIDADE

O Brasil tem vivido um momento difícil em meio à pandemia do coronavírus. Nesta quinta-feira (29), por exemplo, o país ultrapassou a marca de 400 mil óbitos causados pela Covid-19. O Brasil é o segundo colocado no ranking de mortes em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Além das mortes, o país também tem sofrido com o desemprego. Desde o começo da pandemia, em março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mostrou-se preocupado com as questões econômicas que poderiam ser causadas pelo vírus.

Na manhã de ontem, em conversa com apoiadores, Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal (STF). Desde o começo da pandemia, a relação entre o chefe do Executivo e o STF teve momentos de altos e baixos. Bolsonaro chegou a participar de manifestações que pediam o fechamento da corte.

Aos apoiadores, Bolsonaro afirmou que não fechou o comércio e nem determinou que as pessoas ficassem em casa. “Não destruí emprego, mas o Supremo Tribunal Federal disse que prefeito e governador podiam fazer o que bem entendessem”, disse Bolsonaro.

O presidente citou a decisão do STF no começo da pandemia que determinou prefeitos e governadores poderiam tomar medidas locais para conter a transmissão pelo vírus. O Supremo, porém, não impediu Bolsonaro de tomar providências em relação a pandemia.

PUBLICIDADE

“(Os governadores e prefeitos) Estão fazendo. Falam tanto em Constituição, os que defendem a Constituição, e estupraram o artigo 5º da Constituição”, finalizou Bolsonaro. O artigo 5º diz que todos são iguais perante a lei e garante a liberdade, propriedade, segurança e igualdade de todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país.