Deputado petista pede impeachment de Bolsonaro e Arthur Lira responde na lata: ‘inúteis’

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, pedidos de impeachment contra Bolsonaro são inúteis.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem enfrentado uma forte oposição no Congresso Nacional. Não param de chegar pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo à Câmara dos Deputados, primeira casa por onde o processo deve passar.

PUBLICIDADE

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) questionou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) sobre os pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Lira, que foi apoiado por Bolsonaro nas eleições para a Câmara, em fevereiro, respondeu na lata.

Primeiro Lira pediu para não ser interrompido enquanto falasse e que o petista o ouvisse calado. Logo depois afirmou que não cabe à Casa, referindo-se à Câmara, desestabilizar uma situação por conveniência. “Os pedidos de impeachment, em 100%, não 95%, em 100% dos que já analisei são inúteis para o que entraram e para o que solicitaram”, disse Lira.

Bolsonaro vem sendo muito criticado por causa da condução durante a pandemia do coronavírus, mas mantém cerca de 30% de apoio popular. Mesmo assim, nenhum pedido de impeachment que chegou à Câmara parece ter tido um argumento forte o suficiente para que fosse aberto processo. Nem mesmo quando Rodrigo Maia (DEM-RJ) era o presidente da Casa.

PUBLICIDADE

Desde o período de redemocratização, dois presidentes do Brasil sofreram impeachment: Fernando Collor de Melo, em 1992, e Dilma Roussef, em 2016. Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, que governaram o Brasil por dois mandatos de quatro anos, também foram alvos de pedidos de impeachment, mas nenhum foi para frente.