in

Bolsonaro assina nova medida provisória que permite redução salarial e suspensão de contrato dos trabalhadores

A MP assinada pelo presidente atende a uma reivindicação de representantes de segmentos empresariais.

Globo
Publicidade

Nesta terça-feira (27), o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou medida provisória recriando o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que dá espaço para que empresários reduzam os salários, a carga horária e até mesmo suspendam contratos de trabalho.

O programa foi criado como uma forma de combater o desemprego e assegurar postos de trabalho durante a pandemia.

A assinatura foi informada pela Secretaria-Geral da Presidência da República nesta terça-feira (27), mas a medida provisória só deve ir para o Diário Oficial da União amanhã, quarta-feira (28). De acordo com o Governo Federal, além da MP, será publicada também a abertura de um crédito extraordinário de R$ 9,98 bilhões para arcar com o programa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

De acordo com o que foi divulgado pela Presidência, o prazo para a redução ou suspensão de contratos poderá ser de até 120 dias, o mesmo estabelecido inicialmente pelo programa em sua edição de 2020, porém, foi prorrogado ao longo do ano.

No período estabelecido pela MP, os empresários poderão chegar a um acordo com seus empregados a cerca de uma redução proporcional da jornada de trabalho e do salário. Uma parcela dos valores pagos aos trabalhadores que tiverem redução salarial será paga pelo governo.

O retorno do programa atende a uma reivindicação de representantes de segmentos empresariais, como a Confederação Nacional da Indústria.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado em outras oportunidades que o projeto seria revivido, porém, a abertura do crédito dependia da aprovação de um projeto com novas regras orçamentárias por parte do Congresso Nacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.