in

Imunização tardia: governo Bolsonaro ignorou 11 propostas de fornecimento de vacinas contra a Covid-19

Documentos que comprovam a omissão do governo aguardam solicitação da CPI para serem enviados aos senadores.

IstoÉ/Poder360/Montagem: Higor Mendes
Publicidade

Ao todo, onze ofertas formais de fornecimento de imunizantes contra a Covid-19 foram recusadas pelo governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o portal de notícias G1, a metodologia utilizada pelo Ministério da Saúde para recusar as vacinas seria simplesmente ignorar as propostas das empresas responsáveis.

Os números, divulgados pelo G1, levam em conta somente os casos em que a omissão governamental é comprovada em documento. Os senadores que irão compor a CPI já tomaram conhecimento da informação.

O número ainda deve sofrer alterações para cima ao longo das investigações, uma vez que o objetivo da comissão é pontuar no relatório final o número total de vezes em que o governo federal se negou a aderir às soluções disponíveis para conter o avanço da doença.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Das onze omissões que se tem conhecimento e que podem ser comprovadas de forma documental, seis fazem referência à CoronaVac, vacina conhecida por ser produzida pelo Butantan. 

Três oficios foram assinados por Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, oferecendo a vacina para o governo federal. Um datado de 30 de julho de 2020 e outro de 28 de agosto não receberam qualquer resposta por parte do governo.

Sem uma resposta nem positiva, nem negativa, o Butantan realizou três videoconferências com membros da pasta da Saúde para efetivar a proposta, porém, a negociação não foi pra frente. 

A documentação que comprova que a CoronaVac teria sido ignorada pelo governo de Jair Bolsonaro está no Instituto Butantan aguardando ser solicitada pela CPI que apura a omissão do governo federal frente a pandemia do coronavírus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.