Caso Henry: Conselho da Câmara do Rio toma atitude decisiva sobre futuro de Jairinho, acusado de matar enteado

Jairo Souza Santos Júnior está preso desde o dia 8 de abril sob a acusação de matar o pequeno Henry Borel, de apenas 4 anos.

PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira (26), o Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro se reuniu para votar sobre a apresentação da representação que pode cassar o mandato de vereador de Jairo Souza Santos Júnior, mais conhecido como Doutor Jairinho.

PUBLICIDADE

Os vereadores participantes do Conselho decidiram, por unanimidade, que levarão à frente a representação. Com isso, o próximo passo é apresentar a decisão formalmente, que, assim, seguirá à Mesa Diretora do Conselho.

Posteriormente, a Comissão de Justiça vota a representação, que, caso seja aceita, retorna ao Conselho de Ética e, após passar por alguns processos, a defesa de Jairinho ganha espaço para tentar reverter a situação.

Decisão final

Assim, um relator sorteado entre os vereadores do Conselho decide se a representação continua ou deve ser arquivada e, depois de mais algumas decisões, a cassação do mandato de Jairinho é submetida a uma votação aberta no plenário.

Relembre o caso

Jairo Souza Santos Júnior é acusado de matar seu enteado Henry Borel, de apenas 4 anos de idade, que chegou, já sem vida, a um hospital particular da Barra da Tijuca no dia 8 de março.

PUBLICIDADE

Na ocasião, laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML), apontava lesões no fígado, rins e crânio da criança, além de diversas manchas roxas pelo corpo, o que indica uma possível morte por violência.

A situação de Jairinho se complica ainda mais após declarações de sua namorada Monique Medeiros, mãe de Henry, que escreveu, em uma carta de 29 páginas, que já foi agredida pelo vereador, com quem teria vivido um relacionamento abusivo.

O casal está preso desde o dia 8 de abril, quando a morte do menino completou 1 mês.