Pandemia muito mais mortal poderá começar no Brasil, diz jornal

Pesquisadores apontam que incompetência pode levar o Brasil à outra pandemia.

PUBLICIDADE

Uma nova pandemia poderá surgir no Brasil. É isso que aponta um artigo publicado no jornal O Globo, com base em evidências científicas sobre os rumos das decisões tomadas e ignoradas sobre a Covid. De acordo com Natalia Pastenark, que assina o artigo, o país é o um risco global e mundial e coloca m xeque o futuro do mundo se não melhorar suas ações sanitárias e de prevenção.

PUBLICIDADE

Hoje, a Covid já matou milhões de inocentes e os dados alarmantes apontam que mais pessoas perderão a vida para a doença. Com a vacinação lenta e a alta circulação do vírus, o Brasil desponta como cenário ideal para surgirem novas variantes.

Brasil será o começo de uma nova pandemia?

De acordo com o jornal O Globo, o Brasil continua fracassando nesta pandemia e poderá dar início a outra muito mais mortal. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde, as zoonoses têm maior potencial infecciosopara gerar pandemias. Os microorganismos que se alojam em animais contaminados – e até mesmo nos domesticados – contaminam humanos, que proliferam novas doenças. Assim foi com a Aids e o Ebola.

A publicação diz ainda que o Brasil tem todas as características favoráveis para uma nova pandemia, que poderá matar ainda mais pessoas. O país tem muita biodiversidade e os mosquitos, como o da dengue, zika e febre amarela são potenciais transmissores de outras doenças.

A chikungunya foi uma das doenças classificadas pela OMS com potencial de gerar pandemia. Somente políticas ambientais e sanitárias progressistas e eficientes teriam a capacidade de barrar uma nova pandemia, conclui o artigo.

PUBLICIDADE