Caso Henry: suposta farsa é descoberta pela polícia e terceira pessoa passa a ser investigada

Ex-advogado de Jairinho e de Monique está sendo investigado pela conduta no caso.

PUBLICIDADE

A morte de Henry Borel, de quatro anos, tem movimentado o Brasil. O menino morreu na madrugada do dia 8 de março e todo o país acompanha o desenrolar das investigações para saber exatamente o que aconteceu com a criança no dia em que ela morreu.

PUBLICIDADE

Henry morava em um apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, com a mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, Jairo Souza Santos Júnior. Na madrugada em que tudo aconteceu, Monique contou que encontrou o filho caído no quarto do casal.

Ela e Jairinho assistiam série no quarto de hóspedes. Nos últimos dias, Monique mudou a versão e afirmou que Henry dormia no próprio quarto e que foi encontrado por Jairinho. O casal levou o menino ao Hospital Barra D’Or, mas ele já chegou no local sem vida.

Laudo do IML mostrou que Henry morreu de laceração hepática e hemorragia interna. Laudo complementar divulgado esta semana apontou lesões e até arranhões por unha no rosto da criança. A Polícia Civil do Rio de Janeiro continua investigando.

PUBLICIDADE

Ex-advogado do casal é alvo de investigação

André França Barreto foi o advogado de Monique e de Jairinho no começo das investigações. O profissional deixou o caso, após Monique anunciar mudança em sua defesa. França Barreto chamou a atenção durante as investigações e chegou a levar à delegacia declarações da babá de Henry, Thayná Ferreira, e da faxineira Leila Rosângela, em que elas falavam sobre suposta relação harmoniosa do casal e da criança. 

A chamada investigação defensiva – em que a defesa se antecipa ao processo e apresenta testemunhas antes mesmo do pedido pelo condutor do inquérito – é comum nos dias de hoje. A atuação de André França Barreto, porém, foi criticada.

As investigações mostraram que a suposta harmonia entre a família era uma farsa e que os primeiros depoimentos prestados pela babá e pela faxineira também era. O advogado teria se reunido com elas antes da oitiva e o que seria falado foi combinado. Agora, André França Barreto está sendo investigado.