Nos Estados Unidos, primatas já recebem vacina contra a Covid-19

Exemplares de orangotangos e bonobos foram imunizados após terem contato com gorilas infectados.

PUBLICIDADE

Muito se falou no último ano a cerca da criação da vacina contra a Covid-19 destinada aos humanos. Milhares de vidas foram perdidas enquanto especialistas buscavam um imunizante realmente eficaz. No entanto, enquanto alguns estudiosos se dedicam aos avanços destinados aos humanos, muitos outros buscam soluções para os animais, que também são afetados pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

No zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, três orangotangos e cinco macacos bonobo receberam doses de uma vacina para imunização contra a Covid-19. A fórmula é experimental e foi criada por uma farmacêutica para uso exclusivo em animais.

A chefe de conservação e saúde animal do zoológico, Nadine Lamberski, afirmou que em toda a sua carreira nunca teve acesso a uma vacina experimental assim tão cedo, ainda no processo de desenvolvimento. Nadine ainda brincou dizendo que também nunca tinha sentido tanta vontade de administrar um imunizante como sentiu em relação a esse.

A seleção dos animais que receberam as doses não foram aleatórias. Todos os escolhidos estiveram em um centro, onde tiveram contato com oito gorilas diagnosticados com a Covid-19 em janeiro. Estes teriam sido os primeiros primatas a serem diagnosticados com a doença no mundo. Todos se recuperaram bem.

Além disso, os orangotangos e os bonobos possuem alto potencial de vulnerabilidade ao coronavírus, além do longo tempo que passam em locais fechados, fazendo deles os voluntários perfeitos para o início da imunização.

PUBLICIDADE

De acordo com a farmacêutica que produz os imunizantes, diversos outros zoológicos americanos já solicitaram acesso à vacina, que deve ter mais doses disponibilizadas a partir de junho.