Elas são parte do grupo de risco para Covid-19; mas afinal de contas, o que quer dizer comorbidade?

A palavra tem sido muito usada desde o começo da pandemia do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus tem se escutado muito a palavra comorbidade. No começo, os especialistas sempre falavam sobre as pessoas que faziam parte do grupo de risco para a Covid-19, sendo os idosos e pessoas com comorbidades. O tema que tem uma relevância especial no atual momento que a lista de imunização para os grupos prioritários avança para a vacinação contra o vírus.

PUBLICIDADE

Mas, afinal de contas o que são comorbidades? De uma forma direta, comorbidades são doenças ou condição prévia associada a uma piora da saúde que acompanham uma pessoa no caso de contágio com a Covid. Algumas situações mais corriqueiras, como no caso da pressão alta, diabetes, obesidade e doença renal crônica podem piorar bastante o prognóstico, ou seja, elevam a chance do indivíduo ficar com Covid por um período mais longo e apresentar a forma a forma mais grave da enfermidade podendo evoluir a óbito.

Isso ocorre porque todas as condições que foram citadas anteriormente alteram a circulação sanguínea prejudicando o fluxo de nutrientes ou a eliminação das toxinas. O coronavírus tem capacidade de atrapalhar o funcionamento normal dos vasos e também do pulmão. Desta maneira a combinação desse estado preexistente e o impacto da infecção pode resultar em algo devastador para o organismo.

É estimado que 20% da população adulta brasileira tenha pressão alta, 27% tem obesidade e aproximadamente 10% conviva com diabetes, já pacientes portadores de doença renal são 1,4%. Também entram nesse grupo as pessoas com asma, doença pulmonar, portadores de anemias, doença no fígado ou quem tenha passado por transplantes e tratamentos oncológicos. Usuários de medicamentos imunossupressores e todos que tem alguma condição associada à ocorrência de infecções mais graves.

A síndrome de Down também é uma enfermidade que entra no contexto do grupo de risco para a Covid-19. O governo federal calcula que cerca de 18 milhões de indivíduos estejam no rol de comorbidades.

PUBLICIDADE