Polícia prende um dos maiores traficantes de armas do mundo escondido em favela do Rio

João Barbieri é enteado do traficante conhecido como Senhor das Armas, envolvido no envio de milhares de fuzis ao Brasil.

PUBLICIDADE

Foi recapturado, na manhã desta quarta-feira (21), na favela do Jacaré, em Piratininga, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, pela Divisão de Capturas da Polinter, o foragido da Justiça João Filipe Barbieri, considerado um dos maiores traficantes de armas do mundo.

PUBLICIDADE

Outras pessoas suspeitas de fazerem parte do mesmo esquema criminoso também já foram presas. Entre elas, o braço direito de Barbieri, Victor Roza, preso na última segunda-feira (19) por homens da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen).

Barbieri cumpria pena desde 2017 após ser condenado a 27 anos de prisão por tráfico internacional de armas e  associação ao tráfico de drogas. Ele veio a fugir da prisão pela porta da frente utilizando um alvará falsificado, que veio a ser descoberto em fevereiro de 2020.

A saída de João Barbieri da prisão, posteriormente classificada como fuga, foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em 18 de novembro de 2020, cerca de três anos depois do início de sua pena e 24 anos antes do prazo estipulado.

João é enteado de outro grande conhecido não só da polícia brasileira, mas também de autoridades policiais mundo a fora: Frederik Barbieri, conhecido como Senhor das Armas, que, condenado em 2018, cumpre pena de 12 anos e 8 meses nos Estados Unidos por tráfico internacional de armas.

PUBLICIDADE

Frederik é um dos responsáveis pelo envio de uma carga de aquecedores de piscina apreendida no Aereporto do Galeão, em 2017. Os aquecedores serviam como esconderijo para dezenas de fuzis que entravam ilegalmente no Brasil.