Índia acende alerta vermelho a nível mundial após registrar quase 300 mil casos de Covid-19 em apenas 24 horas

O país registrou recorde no número de mortes e de casos confirmados em apenas 24 horas.

PUBLICIDADE

A Índia superou mais um recorde no número de mortes e de casos confirmados de infecção pelo coronavírus no país e acendeu um alerta na comunidade internacional. De acordo com as autoridades indianas, mais de dois mil vidas foram perdidas e quase 300 mil novos casos da doença foram registrados somente nas últimas 24 horas.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira (21) registrou as piores 24 horas para o país desde o início da pandemia. Contando com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes, uma nova variante preocupa os indianos, aumentando o número de casos e também de óbitos. O recorde anterior era de 273 mil casos em um único dia.

De acordo com o Ministério da Saúde indiano, mais precisamente, foram 2.023 mortes e 295.158 novos diagnósticos. Os dados das últimas 24 horas no país equivale a 14% de todos os óbitos e 35% de todos os novos casos registrados em todo o mundo no mesmo período, de acordo com o Our World in Data. 

Mesmo com a crescente no número de infecções, com os hospitais lotados e com a falta de leitos, remédios e oxigênio, o governo local se recusa a impor medidas restritivas como o lockdown a nível nacional. Além disso, os cemitérios e crematórios já não conseguem mais suportar a demanda de corpos, que é superior aos números oficiais de vítimas.

Segundo o ministro da Saúde Rajesh Tope, todos os pacientes que faziam uso de ventiladores no hospital de Nashik morreram. Rajesh argumentou que as mortes teriam sido causadas por conta de um vazamento no tanque de fornecimento de oxigênio.

PUBLICIDADE

Atualmente, a Índia é o segundo mais no mundo com mais diagnósticos de Covid-19, contando com cerca de 15,6 milhões. O país está atrás apenas dos EUA, com 31,7 milhões.