Vídeo: incêndio atinge prédio da UFRJ e provoca cenário de destruição e desespero; ‘Um desastre’

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas no final desta manhã (20); acervo foi atingido.

PUBLICIDADE

Um incêndio atingiu o prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, na manhã de hoje (20). De acordo com informações da reitoria, o foco de fogo teria se originado no segundo andar do prédio após falha em um aparelho de ar-condicionado.

PUBLICIDADE

Apesar do susto, a instituição informou que o incêndio já foi controlado. O Corpo de Bombeiros esteve no local atendendo a ocorrência e repassou que não houve feridos no local. 

Em nova divulgada, a UFRJ disse que abrirá uma sindicância o mais rápido possível para apurar o que houve e para implantar medidas de prevenção a incêndios e acidentes. 

Veja o momento em que os bombeiros combatem o fogo no prédio: 

https://twitter.com/granjathiago/status/1384516141025009664?s=20

PUBLICIDADE

Documentos importantes

Segundo informações repassadas pelo professor e astrônomo da UFRJ, Thiago Gonçalves, o setor onde o fogo foi registrado havia documentos históricos do século XIX. Diante do cenário de crise, ele informou que a instituição teve que conviver com um corte de R$ 70 milhões de seu orçamento para o ano letivo de 2021.

Foto: Jornal “O DIA”

De acordo com o jornal “Extra”, a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 10h40. A Prefeitura Universitária também ajudou na ocorrência no combate às chamas. 

Todo o prédio foi evacuado para a operação ser realizada, e os militares agora trabalham no rescaldo.

Presente no local, o reitor da instituição de ensino superior, o professor Carlos Frederico Leão Rocha, lamentou o ocorrido: “Um desastre. Um fogo no ar-condicionado vai comprometer muita coisa”, disse o responsável pela UFRJ.