Bolsonaro quer incluir governadores e prefeitos nas investigações da CPI da Pandemia

Requerimento foi enviado a senadores que fizeram pedido da instalação da CPI ao Supremo Tribunal Federal

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro solicitou que a investigação que vai apurar através de uma CPI possíveis omissões do governo federal durante a pandemia seja estendida também para investigar a atuação de prefeitos e governadores.

PUBLICIDADE

O pedido foi realizado por um requerimento apresentado para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor da ação protocolada no Supremo Tribunal Federal que levou o ministro Luís Roberto Barroso a determinar a instalação da CPI. O documento será lido no plenário nesta terça-feira (13) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

O pedido também foi feito por Bolsonaro pelo telefone em conversa com o parlamentar no último sábado (11), oportunidade em que Bolsonaro argumentou que se o objetivo da CPI não for mais amplo, tudo será concentrado apenas nele. 

O governo tentou inicialmente barrar a criação da CPI, mas fracassou. Senadores não retiraram as assinaturas do requerimento, conforme o governo esperava. Como uma segunda tentativa, o governo pretende agora influenciar as escolhas dos nomes que farão parte da comissão que será montada para apurar as denúncias. 

O presidente também quer apoio do senador Kajuru, que esteve ao lado de Alexandre Viera como autor da ação, para que o Supremo Tribunal Federal também possibilite que o Senado abra os processos de impeachment contra os próprios ministros da corte, o que é avaliado por fontes do Senado como algo praticamente impossível de acontecer.

PUBLICIDADE

Enquanto uma enorme guerra em torno das ações para reduzir o impacto da Covid-19 é descortinado nos bastidores políticos, a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva ainda é o maior problema enfrentado pelos pacientes no campo da saúde. Segundo últimos dados sobre o panorama da pandemia no país, foram registrados 1.824 mortes ocasionadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas.