Estudo indica que mães vacinadas que amamentam passam anticorpos para recém-nascidos

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou um estudo que comprova sobre a vacinação de mãe que amamentam.

PUBLICIDADE

A vacinação contra a Covid-19 trouxe uma chama de esperança de que a pandemia possa ser controlada futuramente. Infelizmente, milhares de pessoas já perderam a vida por causa do vírus que tem assolado a humanidade desde o final do ano de 2019 quando surgiu na China e se espalhou para resto do mundo.

PUBLICIDADE

A SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, divulgou um estudo científico que comprovou um dado importante relacionado a vacinação contra a Covid-19. Segundo a pesquisa, as mães vacinadas contra o coronavírus e que ainda amamentam, passam os anticorpos para o bebê recém-nascido, ou seja, a criança vai ficar protegida da enfermidade.

Ainda conforme o estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria, não é necessário interromper o aleitamento depois da vacinação. A instituição aproveitou para poder fazer uma análise dos imunizantes que estão sendo usado no país atualmente, a Coronavac e a AstraZeneca. Segundo o que foi constatado na análise, a imunização em lactantes e grávidas indica a proteção da mulher, reduzindo teoricamente o risco de transmissão e infecção dos filhos.

Após uma revisão realizada da instituição, foi orientado que as lactantes sejam vacinadas contra a Covid-19. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde recomenda a imunização em grávidas, através de uma nota técnica que foi divulgada no mês de março. Contudo, existe a ressalva que a vacinação precisa ser avaliada e orientada pelo médico.

Inclusive, a nota técnica faz a recomendação da vacinação de grávidas que foram diagnosticadas com doenças como: pressão alta, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, as que sofrem com asma, doença renal crônica e autoimunes. O documento da Sociedade Brasileira de Pediatra frisa a importância de que as mulheres que optarem por não vacinar precisam ser apoiadas em sua decisão.

PUBLICIDADE