Caso Henry: novos detalhes divulgados mostram que garoto sofreu muito antes de morrer

Henry teria sido torturado cerca de um mês antes de morrer; detalhes foram divulgados.

PUBLICIDADE

Henry Borel, garoto de quatro anos que morreu na madrugada do dia 8 de março, sofreu bastante antes da morte. Esta é a triste conclusão após as informações divulgadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (8), quando a mãe e o padrasto do garoto foram presos.

PUBLICIDADE

Jairo Souza Santos, o vereador Dr. Jairinho, e a professora Monique Medeiros foram detidos pela polícia no começo da manhã de hoje. O casal estava na casa de uma tia de Jairinho, em endereço diferente do que passaram à polícia na delegacia.

Eles haviam prestado depoimento há três semanas. Na época, os dois eram apenas testemunhas da morte de Henry. Nos últimos dias, a Polícia Civil passou a tratá-los como investigado. Henry chegou morto ao hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, na madrugada do dia 8 de março.

A Polícia investigava o que aconteceu no apartamento onde, segundo Monique, o garoto foi encontrado caído à beira da cama. Ela e Jairinho deram entrevista à Record TV e falaram em acidente doméstico. A Polícia Civil descartou as hipóteses após reprodução simulada.

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que Henry sofreu laceração no fígado e hemorragia interna. Ele também apresentava lesões e edemas pelo corpo. Segundo o laudo, ações contundentes teriam causado as lesões no garoto. Esse já é o indício de que ele sofreu.

PUBLICIDADE

Polícia cita suposta tortura de Jairinho

A Polícia Civil divulgou as mensagens trocadas entre a mãe de Henry e a babá do garoto. Os relatos mostram que o menino havia sido agredido por Jairinho em outra oportunidade e Monique falou em colocar microcâmera no quarto. Além das prováveis agressões físicas – Henry reclamou de dor de cabeça à babá enquanto tomava banho -, o menino também sofreu tortura psicológica porque estaria sendo ameaçado para não contar à mãe o que acontecia.

No episódio em que ele ficou mancado e pediu para a babá não lavar sua cabeça porque doía, Henry havia ficado trancado no quarto com Jairinho durante um dia à tarde. As mensagens reveladas mostram que a babá contou para Monique o que estava acontecendo e a mãe ficou desesperada.