Juiz no Pará promove evento para 120 pessoas

Evento de triatlo com 120 participantes foi organizado na região turística de Alter do Chão pelo juiz Alexandre Rizzi.

PUBLICIDADE

O juiz Alexandre Rizzi promoveu na noite do último domingo (4) um evento de triatlo – provas no mar, ciclismo, e corrida – para 120 participantes. Realizado na região turística de Alter do Chão, no distrito de Santarém, a competição ocorre justamente no mês de março, período com maior índice de mortes na região, quando foram registrados 183 óbitos ocasionados pela Covid-19.

PUBLICIDADE

Desde o início do mês de abril está proibido pelo decreto municipal 712/2021 quaisquer eventos com mais de dez pessoas. A Prefeitura de Santarém abriu sindicância para investigar a conduta do juiz, e também a autorização emitida pela Secretaria Municipal de saúde (SEMSA).

Procurado por setores da imprensa, o Juiz Rizzi alegou que o Triatlo é um esporte “Individual”, e por isso sua prática seria permitida na cidade. “Estou incentivando o esporte e a prática de exercícios físicos com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico das pessoas“.

De acordo com moradores da região, a competição, por sua vez, foi organizada de forma coletiva. Ainda segundo essas testemunhas, até poderia ter ocorrido, se fosse realizada com um número reduzido de pessoas. Entretanto, alegam na cidade que o caso é imprudente, pois todos os participantes teriam se aglomerado saindo juntos durante a largada da competição. “Chamou muita atenção de todos os protocolos de segurança que não foram seguidos. Todos estavam sem máscaras e isso não foi um impedimento para que participassem da competição“, disse um dos moradores que preferiu não se identificar.

Ainda segundo relato de outras pessoas que denunciaram o caso, o evento não contou com nenhum cuidado relativo à pandemia que o Brasil atravessa. Por se tratar de um evento organizado por uma autoridade da cidade, todos os moradores contra o evento teriam se calado num primeiro momento. De acordo com a prefeitura de Alter do Chão, medidas já estão sendo tomadas em relação ao evento ocorrido na cidade.

PUBLICIDADE