De acordo com pesquisa, Bolsonaro e Lula estão empatados na disputa presidencial

Pesquisa foi realizada pela XP/Inespe. Lula está por um ponto percentual a frente de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

A corrida para as eleições de 2022 já começou. Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin de anular todas as condenações, impostas pela 13ª Vara Federal de Curitiba, contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, uma grande especulação se formou sobre o futuro do Brasil, principalmente por Lula ter se tornando novamente elegível.

PUBLICIDADE

Lula é o candidato preferido do Partido dos Trabalhadores para a eleição de 2022 e um dos poucos que pode bater de frente com o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Bolsonaro tem sido muito criticado pela condução do Brasil mediante a pandemia de Covid-19, e o ex-presidente Lula fez questão de criticar as decisões do presidente.

Bolsonaro se sentiu ameaçado após a volta de Lula ao cenário político e começou a demonstrar algumas mudanças, como defender a vacinação dos brasileiros, além de começar a usar máscara de proteção em aparecimentos públicos.

De acordo com uma pesquisa realizada e divulgada nesta última segunda-feira (5), pela XP/Ipespe o ex-presidente Lula se encontra 1 ponto percentual acima de Bolsonaro, com 29% das intenções de voto contra 28% do atual presidente. Em pesquisa realizada anteriormente, pelo mesmo centro especializado, Bolsonaro se encontrava na frente do ex-presidente Lula. Outros candidatos como Ciro Gomes e Sérgio Moro também entraram na pesquisa, entretanto, não chegaram perto dos nomes mais fortes, citados acima.

Em um cenário de segundo turno o petista também larga na frente do atual presidente com 42% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro. Entretanto, vale ressaltar que a margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que declara um empate técnico entre os dois candidatos.

PUBLICIDADE