in

Nova variante do coronavírus com 18 mutações é descoberta no Brasil: ‘É como se estivessem evoluindo’

Características que aumentam a probabilidade de morte do paciente também foram encontradas na nova descoberta.

NIAID
Publicidade

Uma nova e preocupante variante do coronavírus foi descoberta em Belo Horizonte. Amostras de pessoas contaminadas pela Covid-19 foram analisadas e, de 85 genomas sequenciados, dois apresentaram 18 mutações que até então não haviam sido descritas.

O Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Belo Horizonte, foram os responsáveis pela descoberta.

De acordo com os estudos genéticos, a nova variante se assemelha em algumas características com outras quatro variantes descobertas anteriormente: P.1, observada em manaus, P.2, descoberta no Rio de Janeiro, B1.1.7, identificada no Reino Unido, e a variante sul-africana, a B.1.1.351.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Renato Santana, virologista da UFGM, explica que a descoberta possui características comuns com as variantes que já circulavam no Brasil, mas também apresenta novas particularidades. “É como se essas variantes estivessem evoluindo”, explicou.

De acordo com o especialista, mesmo que ainda seja cedo para se concluir se a variante descoberta em Belo Horizonte é transmissível ou severa, já se sabe que ela possui mutações já vistas em outras variantes associadas ao aumento da probabilidade de morte do infectado.

Os dois genomas nos quais foram identificadas as mutações estão presentes em amostras coletadas nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021 e nenhuma evidência de ligação entre elas, como parentesco ou moradias próximas, foi identificada, o que torna ainda mais real a possibilidade de circulação da variante.

Publicidade
Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.