Médicos detalham sintomas da Covid-19 e fazem alerta importante: ‘procure atendimento’

Profissionais ouvidos pelo Jornal Nacional falaram sobre os sintomas da Covid-19.

PUBLICIDADE

O Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu uma importante reportagem sobre o alerta que médicos estão fazendo sobre os sintomas da Covid-19. A doença causada pelo coronavírus já matou mais de 330 mil brasileiros. O número de mortes está em alta no país, com média móvel próxima de mil óbitos por dia.

PUBLICIDADE

No Jornal Nacional, o médico Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, alertou para os sintomas. Segundo ele, dor de cabeça, obstrução nasal, febre ou não, dor de gargante e coriza são sintomas menos preocupantes para os casos da doença causada pelo coronavírus.

“Sintomas como tosse frequente, tosse mantida por vários dias ou piorando, febre mantida, arrastada por muitos dias e, por exemplo, quando a pessoa vai tomar e se sente cansada depois do banho, já são sinais que mostram um possível acometimento pulmonar e que levam à necessidade de acompanhamento mais de perto e atendimento hospitalar”, disse o médico.

PUBLICIDADE

Segundo o médico, quando o paciente está com respiração ofegante é porque já está numa situação mais avançada da doença. Ainda no Jornal Nacional, outros sintomas foram relatados pela pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcomo. A médica alertou para a trombose e modificação da cor das extremidades das mãos e dos pés.

Um outro médico ouvido pelo Jornal Nacional falou sobre a mudança da faixa etária das pessoas internadas. com a Covid-19. Em todo o Brasil, unidades de terapia intensiva (UTIs) estão lotadas devido à alta demanda de pessoas contaminadas pelo coronavírus.