Em meio à pandemia da Covid-19, nova doença cerebral atinge mais de 40 pessoas no Canadá

Mais de 40 casos estão sendo investigados da doença misteriosa que atinge o cérebro humano.

PUBLICIDADE

Segundo informações divulgadas por autoridades de saúde do Canadá, uma misteriosa doença cerebral foi detectada em mais de 40 pessoas, na província de New Brunswick, região leste do país. As vítimas desta potencial nova doença relataram mudanças comportamentais, dores, alucinações e outros sintomas.

PUBLICIDADE

De acordo com a diretora médica de saúde da província, Dra. Jennifer Russell, provavelmente esta é uma nova doença. Em entrevista realizada no dia 18 de março, autoridades de saúde pública do país divulgaram pelo menos 43 casos da doença neurológica em investigação, sendo que 35 deles já confirmados e outros oito ainda considerados suspeitos.

Nos relatos médicos, as pessoas afetadas referem inúmeros sintomas neurológicos considerados graves e preocupantes, tais como distúrbios do sono, problemas com a coordenação motora e dores musculares. 

De acordo com a Dra. Russell, os sintomas desta nova doença se assemelham muito com os da Creutzfeldt-Jakob (CJD), uma rara doença cerebral causada por partículas de proteínas que costumam agir como neurodegenerativas e atuam como agentes infecciosos.

Doenças causadas por esses príons podem ser contraídas por seres humanos através do consumo de tecido cerebral de indivíduo ou animal infectado, dizem os pesquisadores do ramo da medicina. Todavia, a CJD e demais doenças causadas por tais agentes infecciosos foram descartadas após a primeira leva de testes laboratoriais e, com isso, a principal teoria dos estudiosos é a de que esta seja uma doença completamente nova.

PUBLICIDADE