Auxílio Emergencial 2021: quem recebe de outros programas sociais pode receber este benefício?

Muitos brasileiros ainda não sabem se terão direito à nova rodada do auxílio emergencial.

PUBLICIDADE

No próximo dia 6 começa a ser pago o auxílio emergencial 2021 e entre as muitas dúvidas que estão surgindo, uma delas é se aqueles que já recebem outros benefícios poderão ter direito a esta nova rodada da ajuda do governo federal.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que esse novo auxílio emergencial deixou claro que não ficará disponível para quem é beneficiário de outros programas sociais, a não ser aqueles que já recebem o Bolsa Família ou o abono do PIS/Pasep.

Só que há uma brecha para que as famílias possam receber o auxílio emergencial 2021, mesmo já participando de outros programas. Entretanto, este ano não tem como se inscrever para receber o novo auxílio, pois o levantamento será feito pelo próprio governo.

Mas ao menos na teoria, quem recebe algum benefício social, assistencial ou trabalhista não terá direito a esta ajuda financeira. Entre os programas que impedem o recebimento do auxílio emergencial 2021, estão: seguro-desemprego, auxílio emergencial: auxílio-doença, entre outros.

Este ano, não terá direito ao benefício, os trabalhadores formais que já têm carteira de trabalho assinada, quem recebe benefício de programa de transferência de renda do governo federal, aqueles que receberam o auxílio no ano passado, mas não sacaram o dinheiro, presidiários, menores de 18 anos, entre outros.

PUBLICIDADE

Aqueles que tiveram rendimentos tributáveis em 2019 cujo valor ficou acima de R$ 28.559,70 também não terão direito ao auxílio emergencial 2021. No site da Dataprev, o cidadão poderá consultar se tem direito ao benefício este ano, informando os dados solicitados.