Paciente bebe cerveja após 18 dias intubado com Covid e comemora: ‘Essa é muito gostosa’

O paciente passou 18 dias internado em UTI sob uso de respirador e comemorou a caneca de cerveja em alemão.

PUBLICIDADE

Após 18 longos dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da Covid-19, um paciente de um hospital de Blumenau, no Vale do Itajaí, foi presenteado pela equipe com um grande copo de cerveja. Eduardo Benke, de 61 anos, se recuperou da doença e retornou para sua casa na terça-feira (30).

PUBLICIDADE

O momento mais que especial com a bebida sem álcool, mas com sabor de vida nova, se deu com o auxílio de uma profissional da instituição, cerca de uma semana antes de Eduardo receber alta, quando deixou a UTI.

Os primeiro goles foram comemorados pelo interno em alemão, língua de um dos povos maiores consumidores de cerveja do mundo. “Es ist sehr lecker”, que em português é “essa é muito gostosa”.

De acordo com Ligia Batiston, nutricionista que atua em conjunto com a equipe multidisciplinar, diariamente, os pacientes são avaliados para a formulação do planejamento alimentar e proporcionar o estímulo à volta do consumo normal dos alimentos e bebidas do dia a dia.

Segundo a profissional, especialmente os pacientes que passam por longo período sob uso de respirador e alimentação via sonda, recebem o auxílio de fonoaudióloga durante a reabilitação. Isso ocorre para que a alimentação através da boca possa voltar a normalidade. Já a nutricionista entra para averiguar as preferências alimentares para que o estímulo seja o mais eficaz possível.

PUBLICIDADE

Diante da manifestação do desejo de consumir cerveja gelada ao fim dos dias, a equipe promoveu a surpresa e serviu a bebida a Eduardo.

“Ele relatou que estava com muita sede e estava com vontade de cerveja bem gelada. A oferta foi de cerveja sem álcool e com moderação. A alegria e o ânimo motivou ele a alimentar-se mais e ter mais ânimo no processo de reabilitação”, afirmou Ligia.