Hospital lota e tendas da Força Nacional são montadas para armazenar mortos pela Covid-19

A câmara fria do hospital não suportou a alta no número de óbitos e Secretaria de Saúde recorreu às tendas.

PUBLICIDADE

Duas tendas refrigeradas foram instaladas pela Secretaria de Saúde para o armazenamento dos corpos de vítimas da Covid-19 nas dependências do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal.

PUBLICIDADE

Toda a estrutura foi cedida pela Força Nacional e sua montagem teve início nesta terça-feira (3), de frente para a ala de anatomia, lado de fora do prédio.

O hospital, pertencente à rede pública, possui uma câmara fria própria, porém, com a maior incidência dos casos de Covid-19 durante esta segunda onda no capital, o local não foi capaz de comportar o aumento considerável no número de falecimentos. 

O resultado desse aumento foi a completa ocupação da câmara do hospital e a necessidade de recorrer às tendas para comportar as vítimas.

Vale ressaltar que o mês de março já registra o maior número de mortes desde o início da pandemia. Cerca de 1.074 pessoas perderam a vida por conta do coronavírus na capital do Brasil.

PUBLICIDADE

“Questão humanitária”, classificou a Secretaria de Saúde a respeito da montagem da estrutura, uma vez que, com o novo espaço, os profissionais poderão continuar mantendo separados os corpos de pessoas vítimas da Covid-19 dos corpos de pessoas que se foram por outras causas, cumprindo uma norma sanitária.

“O objetivo é o de acomodar de maneira digna e da forma mais adequada os corpos de óbitos por Covid-19. As tendas servem para um melhor acondicionamento a fim de dirimir a propagação da doença”.

No dia em que a estrutura foi erguida, o DF confirmou a morte de 94 pessoas e confirmou 1.353 novos casos da doença. Foi o maior número de óbitos em um único dia desde 2020. No total, 5923 pessoas morreram, enquanto 343.111 é a soma dos infectados na capital do Brasil.