Variante inédita no Brasil é encontrada em município do estado de São Paulo

Cepa foi encontrada na cidade de Sorocaba e, de acordo com informações, se parece com a variante sul-africana.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (31), foi anunciado durante uma coletiva realizada no Palácio dos Bandeiras, que a cidade de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo, registrou sua primeira infecção por uma variante do coronavírus, parecida com a encontrada na África do Sul. A informação foi revelada por Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus. A variante encontrada no paciente não é nova, entretanto, ainda não havia sido diagnosticada no Brasil.

PUBLICIDADE

De acordo com Dimas Covas, presidente do Instituto Butantã, foi realizada uma análise completa no histórico do paciente e não foi constatado que o mesmo tenha estado na África do Sul ou até mesmo tenha tido contato com uma pessoa que esteve no país. Ainda de acordo com Dimas Covas, a variante se assemelha muito a variante sul-africana, mas pelo histórico do paciente pode ser até mesmo uma evolução da variante brasileira P.1.

A informação é preocupante, pois a variante sul-africana e a variante brasileira são mais transmissíveis, assim elevando os números de contaminados pela Covid-19. A circulação da variante brasileira vem sendo apontada pelo agravamento da pandemia em território nacional.

O Brasil vem sofrendo com um elevado número de casos diários de Covid-19, entretanto, o dado triste que vem chamando atenção é o número de óbitos ocasionados pela doença, que chega a bater a casa de 3 mil óbitos diários.

No estado de São Paulo, o governador João Doria disse estar preocupado com a oferta de oxigênio, e nessa quarta-feira (31), declarou que nenhum município paulista sofrerá com uma crise de oxigênio como a vista em Manaus. 

PUBLICIDADE