João Doria declara que não faltará oxigênio nos hospitais de São Paulo

Governador foi avisado que cerca de 120 municípios do estado estavam em nível crítico de abastecimento.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (31), o governador do estado de São Paulo, João Doria declarou que as cidades paulistas não sofrerão com o desabastecimento de oxigênio, entretanto, o político ressaltou que há a falta de cilindros de transporte para levar o oxigênio até os destinos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o governo não deixará que nenhuma cidade fique desamparada, já que se trata de uma questão humanitária, mesmo a responsabilidade sendo dos municípios.

PUBLICIDADE

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), foi constatado que o abastecimento de cilindros de oxigênio gasoso e medicinal é considerado crítico em cerca de 120 municípios.

O oxigênio é essencial para o tratamento daqueles pacientes que se encontram internados nos hospitais devido a complicações causadas pela Covid-19. Ao ser questionado sobre a situação dos municípios, o governador João Doria declarou que nenhum município paulista sofrerá com uma crise de oxigênio como a situação vista em Manaus.

O secretário de Saúde estadual, Jean Gorinchteyn, afirmou que a fase vermelha e emergencial da quarentena no estado já apresentou impactos sobre o Sistema Cross (que regula os pedidos de UTIs destinados à Covid-19), e os pedidos de leitos de UTI ao sistema diminuíram cerca de 4%.

O secretário de Saúde ainda informou que o governo de São Paulo realizará a compra de ‘kits de intubação’, entretanto, os medicamentos e produtos necessários serão importados.

PUBLICIDADE