Lira alerta para o ‘sumiço’ de 14 milhões de vacinas contra a Covid-19: ‘só temos 18 milhões aplicadas?’

O presidente da Câmara, Arthur Lira, pede para que o Ministério da Saúde crie um grupo mais rígido para o controle de dados das vacinas.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pede para que todos os estados brasileiros que ainda não fizeram a aplicação das doses de vacinas contra a Covid-19 expliquem ao governo federal o que está acontecendo, isso no intuito de ajudar na coordenação dos esforços de vacinação da população brasileira.

PUBLICIDADE

Em um pronunciamento sobre o assunto, Lira diz que um dado precisa de atenção. O Brasil já distribuiu 34 milhões de doses de imunizantes contra a doença, no entanto, o ele questiona: “só temos 18 milhões de doses aplicadas?”

O presidente da Câmara ainda diz não ser possível que nenhum governador/prefeito não esteja vacinando a população. Diante disso, Lira alerta para a existência de um “déficit de quase 14 milhões de vacinas”, isso de acordo com os gráficos oficiais.

O deputado aproveita para solicitar urgentemente que o Ministério da Saúde crie um grupo mais rígido para o controle desses dados. Lira ainda chega a citar de exemplo estado que já recebeu 3 milhões de imunizantes, contudo, até o momento aplicou apenas 1,5 milhão.

Arthur Lira ressalta que não acredita em má vontade ou má-fé envolvendo esse déficit das doses, mas alerta que precisa de um controle mais rigoroso para o enfrentamento dessa crise sanitária. 

PUBLICIDADE

Desde o início das campanhas de vacinação, 4,1 milhões de pessoas foram imunizadas com as duas doses das vacinas contra a Covid-19, que equivalente a 1,9% da população. Além disso, 14,1 milhões- 6,6% da população, já recebeu a primeira dose do imunizante. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na terça-feira, 30.