Cemitério fecha temporariamente por falta de vagas, funcionários se pronunciam: ‘Esgotou’

Cemitério vai precisar fazer exumação para conseguir liberar sepulturas e voltar a atender à demanda.

PUBLICIDADE

O Brasil vive uma situação caótica por causa da pandemia do coronavírus. Além do sistema de saúde ter entrado em colapso pela falta de leitos de UTI para pacientes de Covid-19, em São Paulo, a cidade também enfrenta outro drama: o Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, que fica localizado na região da Zona Norte, precisou ser fechado temporariamente.

PUBLICIDADE

O motivo é a falta de sepulturas para poder atender a grande demanda de pessoas que perderam a vida por causa da Covid-19. A informação é de um funcionário do serviço funerário do município e de parentes de vítimas do coronavírus que não conseguiram fazer o sepultamento de seus parentes no cemitério.

“Lá esgotou, eles vão fazer agora exumação e vai ficar uns dias fechado”, explicou o funcionário do Cemitério Chora Menino ao portal de notícias G1 na manhã desta terça-feira, 30 de março. O cemitério também fica localizado na Zona Norte. A medida vai entrar em vigor a partir desta quarta-feira (31). Contudo, o falecimento de um homem de 48 anos, que morreu por complicações do vírus na noite de segunda-feira, já não pôde ser sepultado por falta de vagas.

Os familiares afirmam que a sobrecarga tem atingido o sistema funerário como um todo. A reportagem questionou a prefeitura que disse que o cemitério da Vila Nova Cachoerinha está operando e que realiza sepultamentos durante a noite. Por causa do grande número de enterros, o município estendeu os horários de atendimento e os sepultamentos estão sendo realizados nos horários de 7h às 22h.

A capital paulista teve um aumento de 30% no número de enterros e os sepultamentos noturnos integram o Plano de Contingência do Serviço Funerário. Infelizmente, a situação no país não é nada boa e o número de vítimas fatais pela Covid-19 tem batido recordes diários nas últimas semanas.

PUBLICIDADE