Vacina contra Covid-19 em crianças: imunização pode começar no próximo semestre

Após a conclusão do estudo será tomada a decisão final sobre as vacinas para crianças.

PUBLICIDADE

A vacina contra a Covid-19 é uma esperança para acabar com a pandemia que assola a humanidade desde o final do não de 2019. Infelizmente, milhares de vidas foram perdidas por causa do vírus e atualmente o Brasil atravessa uma das fases mais críticas batendo recordes diários de mortes.

PUBLICIDADE

Devido à proliferação desenfreada da doença os governos tiveram que tomar medidas extremas. Entre elas o fechamento dos serviços considerados não essenciais. O distanciamento social também é um grande desafio para a sociedade. Vale ressaltar que a imunização não contempla os menores de 18 anos atualmente.

Contudo, isso pode estar prestes a mudar brevemente, pois conforme o The Telegraph, o Reino Unido deve iniciar a vacinação dessa faixa etária no próximo semestre. O governo local está aguardando dados importantes de um estudo de vacinas infantis feito pela Universidade de Oxford.

A conclusão do estudo está prevista para sair no mês de junho ou julho e vai ser importante para que o país decida sobre a imunização dos pequenos. Vale frisar que Israel é o primeiro país no mundo a distribuir vacinas para menores, com a faixa etária de 16 e 17 anos de idade sendo imunizadas após o Ministério da Saúde concluir ser seguro.

O risco de complicações da Covid-19 em crianças é estatisticamente menor em relação aos adultos, porém existem casos de complicações e até óbitos nos pequenos. Desta maneira, a pesquisa feita em Oxford demonstra que o Departamento de Saúde está em busca de soluções. Os estudos estão sendo realizados com a AstraZeneca e os resultados serão avaliados.

PUBLICIDADE

É importante ressaltar que a melhor maneira ainda é a prevenção. Por isso, é recomendado manter o distanciamento social, usar máscara e higienizar bem as mãos com água e sabão ou usando álcool gel.