Teste de Apgar: conheça como funciona e a sua importância para o recém-nascido

Entenda o quanto o teste de Apgar é importante para avaliar a saúde do recém-nascido.

PUBLICIDADE

O que é o teste de Apgar? Muitos pais não sabem direito o que é e qual o seu objetivo, mas o teste de Apgar é muito importante, sendo realizado no primeiro minuto de vida do recém-nascido. O objetivo do exame é averiguar a saúde da criança. Simples, indolor e rápido é a maneira que o médico tem para poder identificar a necessidade de algum tratamento especial imediato para o bebê.

PUBLICIDADE

Esse artigo vai explicar o que é e a sua importância para a criança. O teste de Apgar é feito logo depois do nascimento e foi criado por Virginia Apgar, que era anestesista na década de 50. O exame é usado nas maternidades do mundo inteiro e seu objetivo é fazer a avaliação do estado geral do bebê que acabou de nascer.

Quando a criança nasce é retirada do útero, ambiente onde estava recebendo tudo que era necessário para sua sobrevivência. Depois disso, o bebê tem que respirar sozinha e começa a adaptação para um mundo novo. Através desse teste é possível fazer a identificação de como está sendo essa nova fase, ou seja, o médico consegue saber se o recém-nascido precisa de alguma ajuda médica ou tratamento.

O teste de Apgar é realizado no primeiro minuto de vida da criança e tem como intuito fazer a avaliação das características dos reflexos naturais, batimentos cardíacos e tonalidade da pele. A avaliação do coração é feita através de uma análise dos batimentos por minuto. É verificado também o tônus muscular que são a averiguação dos movimentos das pernas e flexibilidade.

Já os reflexos são avaliados pela reação do recém-nascido diante dos estímulos dos profissionais. A cor da pele também é observada para ver se apresentar um tom azulado, rosado ou pálido. A avaliação da respiração é feita com base no choro da criança para saber se é vigorosa ou fraca.

PUBLICIDADE