Caso Henry: Polícia Civil avança na investigação e inquérito pode ter dois desfechos

Testemunhas foram ouvidas e aparelhos eletrônicos dos pais e padrasto de Henry foram apreendidos.

PUBLICIDADE

O Brasil aguarda a resolução do caso da morte do garoto Henry Borel. Aos quatro anos, Henry morreu na madrugada do dia 8 de março, após ser levado pela mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, Jairo Souza Santos, o vereador Dr. Jairinho, ao Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Henry chegou morto ao hospital e a mãe contou que encontrou o menino caído à beira da cama, durante a madrugada. Laudo do Instituto Médico Legal apontou que Henry morreu com laceração hepática e hemorragia interna. Ele tinha edemas pelo corpo.

Monique e Jairinho dizem que não sabem o que aconteceu com o garoto. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e os dois foram convocados como testemunhas. Cerca de 14 pessoas prestaram depoimento à polícia, incluindo o pai do garoto, Leniel Borel, que havia passado o fim de semana com o filho.

Polícia Civil tem dois caminhos com inquérito

O inquérito policial é um processo administrativo conduzido pela Polícia Civil. O caso envolvendo a morte de Henry Borel está sendo investigado pela 16ª DP da Barra da Tijuca. Depois de ouvir testemunhas, quebrar o sigilo dos pais e padrasto do menino e de apreender celulares e computadores, o delegado deve finalizar o inquérito.

A finalização do inquérito policial terá dois caminhos para serem seguidos: um deles é encerrar o inquérito. Foi isso que aconteceu quando o jogador Neymar foi acusado de estupro por Najila Trindade, em 2019. Como não havia provas do crime, o inquérito foi encerrado.

PUBLICIDADE

O outro caminho é apresentar denúncia ao Ministério Público, caso haja provas de que a morte de Henry não foi acidental. Cabe ao MP entrar com ação na Justiça contra os denunciados em um inquérito. Outra alternativa, caso se comprove que houve homicídio, por exemplo, é encaminhar o caso para a divisão de homicídios da cidade. Nesta semana, mais novidades do caso devem ser divulgadas.