Casca de aroeira | receita do chá e banho para combater gastrite, reumatismo, acne, manchas e ínguas

Descubra como fazer o chá e banho da casca de aroeira que promete benefícios para a sua saúde.

PUBLICIDADE

A casca da aroeira-mansa é conhecida como planta medicinal que promete atuar no combate de diversas doenças, mas o uso da chamada Shinus Terebinthifolius é também feito através de banhos e sabonetes para a cura de problemas dermatológicos.

PUBLICIDADE

Um artigo publicado no Green Me mostra que a planta medicinal resolve problemas externos como frieiras, ínguas, manhas e acnes na pele. E internos, como gastrite, reumatismo, dores ciáticas, problemas urinários, antipirético, gota e diarreia.

Segundo a medicina popular, a aroeira que deve ser usada em receitas curativas é também conhecidas como aroeira-pimenteira, aroeira-vermelha, aroeira-brasileira, cambuí e fruto-do-sabiá. O fundamental é não confundir a aroeira-mansa com a aroeira-brava que provoca urticária e alergias bastante graves em pessoas mais sensíveis. 

A receita para uso externo pode ser feita por infusão das folhas ou a decocção das cascas. Para fazer a infusão, coloque 100g de folhas verdes da aroeira em 1 litro de água fervida. Deixe infusar durante 5 minutos, coe e se sirva.

Dosagem: segundo o artigo do site citado, deve-se tomar 3 a 4 colheres das de sopa ao dia.

PUBLICIDADE

A receita da decocção é feita assim: coloque 3 a 4 cascas de aroeira em 1 litro de água e ferva por 10 minutos, coe e tome durante o dia, em temperatura da geladeira.

Banhos e sabonetes da aroeira

Os banhos e sabonetes para combater problemas de pele são feitos com a casca da e folhas da aroeira. Ferva 25g de casca em 1 litro de água, jogue o líquido sobre a ferida na temperatura que for confortável para você. 

Para o sabonete que combate acne, espinhas, rugas e frieiras, você deve usar 100g de folhas frescas ou a metade das secas, 10 pedaços de sabão de coco e 250 ml de água. Use álcool de cereal para limpar as folhas que devem ser bem selecionadas, sem rasgos ou manchas. Bata as folhas e a água no liquidificador até que vire um líquido verde, coe e leve para ferver em uma panela que não seja de metal, recomendado as de vidro.

Assim que atingir a fervura, tire do fogo, e coloque os pedaços de sabão para derreter. Inclua a mistura em recipientes em formatos de sabonete para endurecer, deixe esfriar e utilize como preferir, mas sempre à noite para evitar manchas solares.

Lembrando que este artigo não substitui uma orientação médica. Sempre que apresentar algum dos problemas descritos, consulte um especialista.