Tragédia: aeronave que transportava vacinas contra a Covid-19 sofre queda e pega fogo; não sobrou nada

A tripulação precisou realizar um pouso de emergência e, após o toque ao solo, a aeronave restou incendiada.

PUBLICIDADE

Uma tragédia foi registrada nas primeiras horas desta quinta-feira, dia 25 de março. Um helicóptero da Força Aérea do Uruguai, encarregado de transportar um lote de vacinas da Pfizer para a imunização da cidade de Rocha naquela localidade, sofreu uma pane em pleno voo e os pilotos tiveram que proceder a um pouso forçado.

PUBLICIDADE

De acordo com as autoridades locais, apesar dos procedimentos de segurança terem sido tomados, o helicóptero foi incendiado pela força do impacto, destruindo de maneira integral todo o lote de vacinas que transportava. A notícia é desesperada, sobretudo pela escassez dos imunizantes e a corrida contra o tempo para a imunização em massa da humanidade.

Informações publicadas pelo jornal El País indicam que três tripulantes estavam à bordo do helicóptero. Todos conseguiram escapar com vida e não correm risco. A aeronave é do modelo Bell 212 e passará por análises periciais pelas autoridades locais com o intuito de apurar as causas do acidente.

Não foram divulgadas informações precisas a respeito da quantidade de vacinas que estavam à bordo do helicóptero. Sabe-se, porém, que fazia o transporte de uma fração do terceiro lote destinado ao Uruguai contendo 50 mil vacinas da Pfizer. O país tem um contrato de 450 mil doses do imunizante até o fim de abril, sendo que 100 mil já foram distribuídas.

A imunização no país começou no dia 27 de fevereiro e, apesar de ocorrer de maneira tardia em relação ao Brasil, já vacinou um número proporcionalmente maior de habitantes, atingindo 9,91% de imunizados a cada 100 mil habitantes ante 6,64% do Brasil sob os mesmos critérios de análise.

PUBLICIDADE